sábado, 30 de agosto de 2008

Alpha Blondy - Jerusalem

Jerusalem é cidade cultural, historica, mistica? ou um pouco de tudo isto? Que "sentimentos provocam na cidade santa"?

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tatuagem sobre tela Humana

Ela é... Gótica, tribal, celta, oriental, realista ou religiosa... a branco e preto, a cores, com alto relevo, a ferro e fogo... Com frases, nomes... minúsculas e simples ou complexas, cheias de enredos, sentimentos e significados... elas repousam perpétuamente em braços, pernas, coxas, pés, costas, e... sabe-se lá mais onde... É... a Tatuagem ou ” Tattoo” está na moda e assume as mais variadas formas tamanhos e feitios. De fadas, borboletas e ursinhos a serpentes e dragões... é vê-las desfilar por todo o lado em pleno Verão.
Sabe-se que esta arte de transformar a pele em Tela Humana é milenar, nasceu com a afirmação do homem, como marca de distinção e ao mesmo tempo de união, nasceu com o Homem Social. Nesta história... a história do homem a tatuagem acompanha-o, discreta ou abertamente nas mais diversas fases e situações. A marca deixada na pele a tatuagem em si, uma vez gravada era até há bem pouco tempo um gesto irreversível, que passava a fazer parte do individuo e o acompanhava até á morte. Quando voluntária e de decisão do próprio era motivo de orgulho, ostentação e vaidade... quando imposta tornava-se num estigma que pesava e descriminava. Na Idade Média a Inquisição condenava e perseguía quem as usasse, eram consideradas aberrações do “Demo” e o destino era a fogueira....Quem não se lembra de ver em filmes sobre marinheiros, as famosas âncoras ou os corações com setas em braços peludos de piratas? Também serviram para identificar o povo Judeu no período Nazi com séries de números gravados no antebraço... Outro exemplo mais recente, o caso dos nossos soldados da Guerra Colonial o -“ Amor de Mãe” ou o “Guiné – 196...”. Hoje a tatuagem propagou-se... generalizou-se... tornou-se vulgar, e ganhou adeptos por todo o mundo, há até uma série na televisão "Miami Ink", onde se pode acompanhar o dia a dia de um atelier de Tatuagens, onde os artistas são estrelas de Hollywood, mais conhecidos do que qualquer outro artista plástico, pintor ou escultor. Elas... as Tatuagens vieram para ficar... ou serão só uma moda? Para percebermos melhor este fenómeno deixo em aberto algumas questões?
  • Que leva alguém a decidir fazer uma tatuagem?
  • Elas assumem um estilo?
  • Uma forma de estar na vida?
  • Marcam uma posição?
  • Identificam um individuo?
  • Identificam um grupo?
  • As tatuagens, são Moda, Arte ou ambas?
A tela Humana

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Nova Rubrica --> Formas de Arte

Formas de Arte é uma nova rubrica que vai ter lugar neste espaço.
Com esta rubrica pretendemos dar espaço a uma área especifica. Porque a arte é uma principais vertentes da nossa cultura nao podíamos deixar passar esta oportunidade de introduzir uma nova área.
Quem vai estar encarregado de "dar" Arte a este espaço e a quem nos visita.Iremos ter uma imagem e uma pergunta para que a imaginação seja posta á prova

Com Formas de Arte abrimos um novo capitulo neste blogue. Que não fica fechado apenas nas discussões politicas, da sociedade e do desporto. Agora para todos aqueles que gostam de arte, podem aproveitar este novo espaço.

Também iremos ter numa fase posterior, a divulgação de eventos artisicos

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Chamar a Música

Quase todos nós ouvimos musica. Seja no carro, trabalho, no IPOD, quando vamos dormir.
A musica provoca muitas sensações. Alegres, tristes, de extâse, de comoção entre outras.
O significado que damos á musica tem a ver com aquilo que sentimos no momento. Se estamos numa onda positiva a musica pode ser uma forma de "aproveitar" o momento. E assim conseguimos tirar dela o máximo proveito. Cantando, dançando e por vezes, saltando......
Pelo contrário, se estamos mais "fechados" a musica serve para nos pôr ainda mais tristes e com sentimentos negativos.
Também os diferentes estilos de musica servem para enquadrar o momento por que passamos.
Desde o techno, house, transe, rock, baladas, pop. Cada estilo representa um estado de espirito e é por isso que gostamos de ouvir mais um determinado estilo do que outro. Porque o estado de espirtio "leva-nos" a ouvir determinado tipo de música.
É este o poder que a musica tem sobre nós. Em primeiro lugar, sobre aqueles que ouvem-na e sentem-na. Mas também sobre aqueles que a escrevem e cantam. Porque a musica é uma forma de deitar os sentimentos para fora. E isso nota-se em certas musicas. Também os interpretes usam a musica para se expressarem....
Que vos faz sentir a musica?

domingo, 24 de agosto de 2008

Dia 4

Mais um parto. Na saída do bloco um homem ansioso pergunta se pode ver o filho. A enfermeira chefe sorri e diz que sim. Hoje sou só uma espectadora, vejo tudo muito ao longe, como se este filme não fosse meu. A enfermeira chefe pergunta o nome da puérpera. O Sr. Responde “chama-se B”. A enfermeira chefe torce o nariz. Não temos nenhuma B já parida nem nenhuma para indução. O Sr. puxa do seu telemóvel e diz “então talvez seja R. ou S. ou T.”. Começa a instalar-se um clima de suspeição. A enfermeira informa que não está ninguém com aquele nome no bloco. O Sr. insiste em ver a mulher e o filho. É obviamente impedido de entrar no bloco de partos. O pior é que o filho está mesmo lá dentro. E a mulher também. E a mulher chama-se mesmo B. mas está ilegal em Portugal. Foi por isso que fez a ficha da urgência com uma conta de luz da irmã que por acaso se chama R. e nem sabia nada da história. Foram as amigas da B. que lhe disseram que ilegal não poderia parir em hospital. E a B. cheia de medo decidiu falsificar a identidade. O mal da história é aquela parte dos bebés agora serem registados no hospital. Por isso o filho da B. foi registado como filho da R. (irmã da B.) que estava descansadinha em casa e nem sabia que tinha acabado de parir. E como quem se lixa é o mexilhão, desgraçada está a administrativa que fez a ficha de urgência com base numa factura da EDP.

Glória Olimpica em Pequim

Até Londres 2012......

the chemical brothers - saturate -

Vale a pena ouvir até ao fim! O que vos faz lembrar?

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Até onde vai o espírito Olímpico?

Cada vez é maior a luta pelas medalhas. Utilizam-se fatos aerodinamicos, sapatos especiais e as mais variadas técnicas para alcançar uma medalha olímpica.
Com o passar dos Jogos, essa luta vai aumentando e a obsessão leva a que por vezes certos atletas utilizem a batota para vencer recorrendo ao doping.....até cavalos já se pode dopar. E quando não se consegue atingir a medalha desejada, usam-se desculpas esfarrapadas, atiram-se para outro intervenientes. E até um país pode ficar em estado de alerta porque não alcançou nenhuma medalha. E depois pede-se a demissão de dirigentes e expulsam-se atletas olímpicos das comitivas nacionais...

Não é isto tudo contrário ao espirito olímpico?

Os Jogos foram realizados com o intuito de haver diversão, desportivismo e acima de tudo, prazer. Daí que a maioria das modalidades sejam amadoras. Não estamos em nenhuma competição para ver quem é o melhor, o mais rápido ou quem ganha mais medalhas. Tudo isso é marketing desportivo. Os Jogos Olimpicos realizam-se de quatro em quatro para se poder disfrutar e acompanhar milhares de modalidades que durante um interregno nem sequer se sabe que existem....Daí que o numero de medalhas seja irrelevante, ou a imagem que passa tenha importância.

Estarão os Jogos a se tornar demasiado profissionais e politico?

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Portugal d´Ouro

Nélson Évora ganhou a medalha de Ouro no triplo salto nos Jogos Olimpicos de Pequim

Com a incrivel marca de 17,67

As imagens mostram tudo!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Desafio de Verão

Em tempo de sol, praia, mar, noite e outras coisas boas da vida propunho-vos um desafio:

  1. Escolher a praia que gostam mais
  2. Explicar as razões da escolha
  3. Perceber porque é que gostam da praia e o que sentem quando estão nela
  4. Comparar a praia com outros ambientes. por ex; o campo, cidade, floresta

A praia que vêm aqui na fotografia é a praia das Furnas em Vila Nova de Mil Fontes

Bons banhos!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Conflito no Cáucaso

A guerra no Cáucaso poderá ter implicações mais graves do que aquelas que à primeira vista se pode imaginar.
A entrada de soldados russos na Geórgia vem confirmar que a instabilidade reina naquela zona. Muito por culpa da independência do Kosovo.
A intenção da Ossétia e da Abkházia em se tornarem independentes acentuou-se com a independência kosovar. Desta vez, a Rússia é favoravel a estas pretensões.
Porquê? Porque a Geórgia há muito que deixou de ser um "aliado" russo. E passou para o lado norte-americano.
Neste conflito, estamos a assitir a um equilibrio de forças. A um regresso da Guerra Fria. Entre EUA e Russia.
A Geórgia é um importante ponto estratégico norte-americano naquela região do globo. Tal como a Ucrânia. Se a Abkházia e a Ossétia conseguirem a independência, a Geórgia fica mais fragilizada e a Russia mais forte.
Mais uma vez, os EUA interviram a tempo no que toca a assuntos que lhe dizem respeito. Foi mais uma demonstração da sua força militar, económica e politica. Não deixando a Russia com alternativa, senão retirar as suas forças da Geórgia.
Mais uma vez, os EUA ganharam..........em toda a linha da frente.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A primeira só podia ser de Vanessa

foto www.record.pt
Cá está! É a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olimpicos.
Tardou, mas valeu a pena esperar pelo triunfo.
Vanessa Fernandes é um exemplo para os restantes atletas olimpicos. É humilde, simples, não se dislumbra com o sucesso e encara cada prova com prazer e sem a "fixação" do resultado.
Ao fim de dez dias de competição , finalmente uma medalha para Portugal. Depois do fracasso do Judo e de Obikwelu, e das tristes afirmações da lançadora do martelo e de Marcos Fortes, é agora tempo de sonhar com mais medalhas.
E ainda temos Gustavo Lima em terceiro na vela, Nelson Évora na final, Emanuel Silva na final de Caiaque e Naide Gomes.
Podemos sonhar?

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Festivais de Verão

Os Festivais de verão são uma boa oportunidade para conhecer novas terras, pessoas e outras formas de aventura.
O festival Sudoeste deste verão juntou Chemical Brothers, Goldfrapp, Xutos, Alpha Blondie, entre outros......
Foi um verdadeiro espectaculo. Sem esquecer os Dj´s Vargas, Booka Shade e Dezperados.
Houve muita animação, festa e companheirismo.
De há uns tempos para cá, os festivais de verão têm ganho muitos adeptos. Porque são um conceito bem inventado onde se mistura musica, aventura, catering entre outras coisas.
É uma verdadeira cidade da musica.
É um conceito que veio para ficar e com beneficios para Portugal. Porque atrai os melhores musicos do mundo e é um pretexto para ir conhecer outras paragens.......
É caso para dizer que venham mais Sudoestes....

Tertulias Virtuais : Água

A água é a fonte da vida. É o material mais importante do nosso planeta. Sem água não viveriamos, não poderiamos tomar uns belos banhos e "limparmos" a cabeça. Ninguém é dono da água. Todos podemos usá-la e disfrutá-la. Quer na torneira lá de casa, quer a do oceano.... Ao contrário do petróleo, que é um bem essencial que pode estar na mão de poderosos, a água é um bem sem dono. Ninguém é dono dela. E é este a maior fonte da vida. Sem petróleo podemos viver, sem água não. É por isso que ninguém pode "controlar" a água ou mesmo enriquecer á sua custa Beber água, tomar banho, surfar nela, atirar a outras pessoas, molhar alguém, mergulhar nela. São estas e outras as funcionalidades da água. Um bem essencial da vida...........

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Códigos, juramentos e outros que tais...

O pai olha aflito para o recém-nascido que lhe entrego. Procura imperfeições, pergunta insistentemente se está tudo bem com o filho. Respondo-lhe que sim pela enésima vez, foi um parto demorado e estou estafada. Enquanto me dirijo ao vestiário penso que há pessoas mesmo estranhas. Entrego-lhe um bebé lindo, com um Apgar de 9 ao primeiro e 10 ao quinto minuto de vida, e o tipo parece querer descobrir um defeito à força. Só por causa disto irrito-me (hoje não estou nos meus dias) e tomo um banho de água a ferver. Minutos depois saio do bloco e encontro o mesmo pai que me diz que precisa de falar comigo. Faço das tripas coração e cuspo um “diga lá” ao mesmo tempo que penso que amanhã faço manhã, que nem almoço tenho feito e que preciso urgentemente de terminar o projecto da integração paterna. E o desgraçado lá me diz que tem SIDA e que a mulher não sabe e pergunta muito atrapalhado se a criança pode ter a doença. E eu tenho vontade de o esmurrar. Em vez disso explico que as serologias de terceiro trimestre da puérpera estavam negativas e, portanto, como a mãe não estava infectada, dificilmente a criança estaria. Ele larga um suspiro de alívio. Eu nem preciso de perguntar se usa protecção porque, afinal, a criança está ali a 20 metros e ninguém nasce por obra e graça. E ele disse que a mulher não sabia. Pergunto há quanto tempo conhece o diagnóstico. Ele responde que há mais ou menos um ano. E a desgraçada em casa sem saber de nada, a arriscar a pele todos os dias. Ele olha para mim e diz “mas a menina também não pode contar, eu não quero mesmo que ela saiba”. E eu arrepio-me quando ouço a palavra menina (odeio, odeio), aceno com a cabeça e digo “esteja descansado”. E vou-me embora a pensar no código deontológico e nos juramentos disto e daquilo. Apetece-me contar à mulher, sinto-me suja e conivente com uma atitude criminosa. Mas se abro o bico tiram-me a carteira profissional. Bioética????

domingo, 3 de agosto de 2008

O que são férias?

Férias é :
  • praia
  • Sol
  • Noitadas
  • Relaxamento
  • Meter as "coisas" em ordem
  • Organizar um pouco do trabalho
  • Estar com os amigos e com a namorada

O que é para si as férias?

Quais os locais predilectos?

sábado, 2 de agosto de 2008

Jogos Olimpicos 2008

Vai começar os Jogos Olimpicos de Pequim 2008....
Este ano realiza-se na China, o mega evento desportivo a nivel mundial
Mas muitas questões se têm levantado durante estes quatro anos.....
E os direitos humanos? o Tibete? a poluição? o facto de se tratar de um país comunista? E as questões relacionadas com a liberdade de imprensa?
Será que a China vai mostrar tudo ou muito vai ficar por revelar.....
É coerente a realização de um evento em que a democracia, liberdade e a paz são os porta-bandeiras num país que defende exactamente o contrário?

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

CAVACADAS

Numa altura em que se continam a aturar as patacoadas do alarve Alberto João, vem o PR encher os écrans de expectativa, numa mensagem para telejornal ver. Podia ser para dizer mal do alarve, com quem, aliás, se solidarizou numa visita patética que fez à ilhota. Podia ser para ser para falar da crise, do desemprego... para dar uma mensagem de esperança, qualquer coisa. Podia mesmo ser só para desejar boas férias e declarar, com pompa, que ia directo a banhos para a vivenda "Mariani". Mas não! O homem enganou tudo e todos. Vai-me falar de um assunto absolutamente heremético sobre o Estatuto dos Açores, com pormenores de audição e não audição e não sei que inconstitucionalidades, coisas quase pessoais que nenhum português médio entende e muito menos no contexto nacional actual. Pior! Conseguiu já criar um caso para os comentadores de veraneio, quando estávamos à beira de entrar na tão esperada "silly season", em que a única coisa que interessa são as transferências dos futebolistas e os namoros das Pilitas, das Bibas e as Pitás, na praia do Ancão. Mais uma vez o assessor de serviço não tinha o bolo-rei a jeito para lhe enfiar pela boca abaixo. Pena!
Share Button