Etiquetas

domingo, 24 de maio de 2009

Desta nem a Rainha os Salva VIII

É o escandalo politico do momento em Inglaterra.

Como sabemos, o sistema eleitoral britânico é diferente do português. Os deputados são eleitos consoante o seu circulo eleitoral. Isto para que esse mesmo deputado represente quem o elegeu na Câmara dos Comuns. Assim se for necessário reclamar ou pedir qualquer coisa, fazemo-lo junto desse mesmo deputado. Para que este o possa fazer na Câmara dos Comuns. Assim sendo, cada deputado do Parlamento tem que se deslocar da sua cidade para Londres todas as semanas. E assim ter mais do que uma casa.

Quem patrocina essas mesmas casas são os contribuintes. Visto que as remunerações dos deputados são pagas pelos contribuintes. O problema que se coloca é que a maioria das segundas casas, as de Londres, são um autêntico luxo. Por exemplo, numa casa de um membro do parlamento em Londres estava a viver a filha do mesmo com o namorado. E o contribuinte a pagar. Noutra casa foi construído um lago com patos. E o contribuinte a pagar.

Com o desenrolar deste escândalo, vários episódios seguiram-se. O Speaker da Câmara dos Comuns ( o senhor da fotografia...) teve que se demitir. Por ocultar estas situações. Foi a primeira vez em 300 anos que tal aconteceu. Vários deputados foram ter com os seus eleitores e explicar o sucedido. Houve desculpas em público. E Gordon Brown está debaixo de fogo. O seu mandato é para esquecer. Quem ganha com isto é David Cameron, lider do partido conservador e provavel futuro Primeiro-Ministro.

Como é natural os ingleses estão furiosos. Para eles isto é uma vergonha e põe em causa o funcionamento da democracia. Para mim isto é uma novidade, pois pensava que a democracia britânica era perfeita e exemplar.

De realçar a atitude do Speaker da Câmara dos Comuns ao demitir-se. Não ficou agarrado ao poder, não fez vista grossa e não tentou culpar antecessores. Em Portugal, provavelmente tudo ficava na mesma, ninguém se demitia e ficava com responsabilidades. Ouvir deputados a pedir desculpa em directo na Televisão e a explicar aos cidadãos esta situação, é uma novidade. É uma lição que os politicos portugueses devem tirar e aprender. Por estes gestos também se vê a diferença de mentalidades. E uma das razões porque os portugueses estão descontentes com os politicos também tem a ver com isto.

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Parece que a velha democracia britanica está a ruir

Share Button