sábado, 2 de junho de 2012

A Grande Viagem dos Salmões - Quem é Salmonisco? XXXVIII

(....)

Salmonisco era reconhecidamente um excelente lider entre os seus pares. Era verdade que ele tinha grande popularidade pelo facto do seu pai ter sido um Salmonix famoso. O progenitor lutou de forma brava contra a ocupação dos Salvalix das terras que historicamente sempre pertenceram aos Salmonix.
Ficou famoso o episódio em que o pai de Salmonisco conseguiu convencer três tubarões brancos de ter conseguido evitar uma chacina no seu próprio coral. Havia alturas do ano em que os tubarões de pele branca, circulavam por aqueles lados. Nesse período, muitas comunidades de salmões ficavam destruídos devido à vontade de matar com que os Tubarões tinham. Mas também à fome.
A unica comunidade que escapou à matança foram os Salmonix, muito graças à intervenção de Salmonuel, pai de Salmonisco. A retórica construída foi tão importante que salvou milhares de salmões mas também as futuras descendências.
Salmonisco limitou-se a seguir o legado de seu pai. Construiu raízes dentro da comunidade, fazendo com que todos se sentissem bem naquele lugar. Havia poucas divergências, mas nesse campo Salmonisco era um democrata, no entanto tinha convicções fortes.
O respeito que construiu à sua volta foi devido à determinação de colocar os outros à frente do eu em qualquer circunstância. Daí que ele fosse sempre o preferido para ficar à frente dos destinos dos Salmonix mas também para enfrentar as mais temíveis ameaças.
Em vez de ser o primeiro a querer passar a ameaça dos ursos, Salmonix deixou-se ficar para ultimo lugar. Queria ter a certeza que todos passavam e sentir na pele a alegria ou a tristeza porque os outros passavam. A sua atitude era de lider. De um lider forte e carismático que sentia as emoções vividas por cada um num momento complicado como aquele.

(continua dia 8...)

3 comentários:

daga disse...

espero que continue vivo para bem dos Salmonix!! geralmente os bons lideres, aqueles que pensam realmente no bem da comunidade, costumam sofrer atentados pelos mesquinhos a quem fazem sombra!

Francisco Castelo Branco disse...

Tem acompanhado a historia ? Ha muito tempo que nao comentava

daga disse...

tenho acompanhado sim, mas como nem sempre tenho oportunidade de cá vir, vou ler para trás e aí já fica chato comentar, porque já passou :p
no entanto, devo dizer que gosto bastante do Salmonisco que tem as tais qualidades de líder e menos do Salmolipe que primeiro largou a Salmodiana e agora anda atrás dela!! a criatura não faz sentido!

Share Button